COM A CHEGADA DA ESTRADA DAS BOIADAS...
A estrada das boiadas foi uma via de acesso, muito importante no século XIX, pois ela fazia uma ligação entre a cidade do Salvador e o Recôncavo (norte da Bahia), permitindo a entrada e saída de mercadorias, assim abastecendo a cidade. A estrada das boiadas foi de extrema importância para a batalha de Pirajá, pois era parte da estratégia do General Pedro Labatut e alguns legalistas para vencer a mesma. Estratégia esta que era bloquear a estrada das boiadas não permitindo o transporte das mercadorias, e assim vencer os lusos através da fome e da miséria.
Para Madeira de Melo era essencial vencer a batalha de Pirajá, pois abriria caminhos para a estrada das boiadas, possibilitando a chegada ao Recôncavo Baiano e o abastecimento da cidade do Salvador.Com o exército brasileiro bloqueando a estrada, as tropas lusitanas ficaram sem mantimentos, e foram obrigadas a travar um embate com os brasileiros. Esta estratégia tornou-se vitoriosa. Madeira de Melo e seus comandantes saíram afugentados, depois de embates que resultaram na morte de vários baianos.
A estrada das boiadas foi uma via de acesso, muito importante no século XIX, pois ela fazia uma ligação entre a cidade do Salvador e o Recôncavo (norte da Bahia), permitindo a entrada e saída de mercadorias, assim abastecendo a cidade. A estrada das boiadas foi de extrema importância para a batalha de Pirajá, pois era parte da estratégia do General Pedro Labatut e alguns legalistas para vencer a mesma. Estratégia esta que era bloquear a estrada das boiadas não permitindo o transporte das mercadorias, e assim vencer os lusos através da fome e da miséria.
Para Madeira de Melo era essencial vencer a batalha de Pirajá, pois abriria caminhos para a estrada das boiadas, possibilitando a chegada ao Recôncavo Baiano e o abastecimento da cidade do Salvador.Com o exército brasileiro bloqueando a estrada, as tropas lusitanas ficaram sem mantimentos, e foram obrigadas a travar um embate com os brasileiros. Esta estratégia tornou-se vitoriosa. Madeira de Melo e seus comandantes saíram afugentados, depois de embates que resultaram na morte de vários baianos.
FOTO DO GOOGLE
Achada a cidade da Bahia em uma penisula,em um dos lados da qual é banhado pelo oceano Atlântico e outro pelas águas do interior da grande anseada que lhe deu o nome . Recebendo mantimento dos portos do reconcavo e também do mar , recebe-os por uma grande estrada ,a mais antiga do Brasil, que parte da cidade, procurando a direção Norte e é traçada pela chã, ou regiao altas das terras que constitui a penisula. As independentes (tropas brasileiras) vinheram acresentar o seu acampamento nas bases da penisula, de modo a tomar o leito da ESTRADA DAS BOIADAS, e logo estenderam as suas linhas de um e outro lado, para as duas águas, fechando todo o acesso á cidade por via terrestre. É assim descrito por Braz do Amaral o cerco inicial da Bahia, onde se achavam as tropas e os representantes do governo Portugues, que se recusavam a reconhecer a independência do Brasil, já proclamada por Dom Pedro.
O batismo estrada das boiadas vem dos tempos em que o abastecimento de carne da cidade se fazia a partir do Barbalho, "foi chamada inicialmente das boiadas, por entrarem por ela todas as que dos sertões descem para a Bahia” naquele bairro existe todo um conjunto de ruas cujo nomes esta ligado a atividades do comércio e abate do gado. Foi ali que se hasteou pela primeira vez na Bahia a Bandeira brasileira, pelo Alferes José Adrião, na fortaleza do Barbalho, sendo saudado”com dois tiros de peça”.
Está é a mesma estrada da liberdade, assim conhecida desde que por ela chegavam a tropas nacionais que expulsaram os portugueses, avancando por ali no dia dois de julho de 1823, até alcancarem o terreiro de jesus , postando-se diante do templo que hoje é a Catedral Basilica, antes de irem se aquertelar em diversos pontos da cidade, alguns contigentes ocupando conventos e seminários, por falta de instalações militares suficientes.
REFERENCIAS
Aspectos do 2 de julho,150 anos de independência da Bahia.1973 publicação da Secretaria de Educação e Cultura.
DOREA,Luiz Eduardo.História de salvador nos nomes das suas ruas/Luiz Eduardo Dorea;(Projeto Grafico:Alana Gonçalves e Gabriela Nascimento;Revisão:Tanis de Aragão Bezerra,Magel Castilho de Carvalho).- Salvador:EDUFBA,2006.450p.:il.mais anexo.-(Coleção Bahia de Todos).
DIÁRIO DE NOTICIAS,PAG 09,CADERNO 01. 27 DE AGOSTO DE 1977.
Martinez,socorro Targino. 2 de julho: A Festa é História / Socorro Targino Martinez.Ilustração de Mercelo Jatobá.Salvador:
Selo editorial da Fundaçao Gregorio de Mattos ,2000,160 p.ilust.
Disponivel:http://www.premioreportagem.org.br
Acessado:20 de agosto de 2011.
Achada a cidade da Bahia em uma penisula,em um dos lados da qual é banhado pelo oceano Atlântico e outro pelas águas do interior da grande anseada que lhe deu o nome . Recebendo mantimento dos portos do reconcavo e também do mar , recebe-os por uma grande estrada ,a mais antiga do Brasil, que parte da cidade, procurando a direção Norte e é traçada pela chã, ou regiao altas das terras que constitui a penisula. As independentes (tropas brasileiras) vinheram acresentar o seu acampamento nas bases da penisula, de modo a tomar o leito da ESTRADA DAS BOIADAS, e logo estenderam as suas linhas de um e outro lado, para as duas águas, fechando todo o acesso á cidade por via terrestre. É assim descrito por Braz do Amaral o cerco inicial da Bahia, onde se achavam as tropas e os representantes do governo Portugues, que se recusavam a reconhecer a independência do Brasil, já proclamada por Dom Pedro.
O batismo estrada das boiadas vem dos tempos em que o abastecimento de carne da cidade se fazia a partir do Barbalho, "foi chamada inicialmente das boiadas, por entrarem por ela todas as que dos sertões descem para a Bahia” naquele bairro existe todo um conjunto de ruas cujo nomes esta ligado a atividades do comércio e abate do gado. Foi ali que se hasteou pela primeira vez na Bahia a Bandeira brasileira, pelo Alferes José Adrião, na fortaleza do Barbalho, sendo saudado”com dois tiros de peça”.
Está é a mesma estrada da liberdade, assim conhecida desde que por ela chegavam a tropas nacionais que expulsaram os portugueses, avancando por ali no dia dois de julho de 1823, até alcancarem o terreiro de jesus , postando-se diante do templo que hoje é a Catedral Basilica, antes de irem se aquertelar em diversos pontos da cidade, alguns contigentes ocupando conventos e seminários, por falta de instalações militares suficientes.
REFERENCIAS
Aspectos do 2 de julho,150 anos de independência da Bahia.1973 publicação da Secretaria de Educação e Cultura.
DOREA,Luiz Eduardo.História de salvador nos nomes das suas ruas/Luiz Eduardo Dorea;(Projeto Grafico:Alana Gonçalves e Gabriela Nascimento;Revisão:Tanis de Aragão Bezerra,Magel Castilho de Carvalho).- Salvador:EDUFBA,2006.450p.:il.mais anexo.-(Coleção Bahia de Todos).
DIÁRIO DE NOTICIAS,PAG 09,CADERNO 01. 27 DE AGOSTO DE 1977.
Martinez,socorro Targino. 2 de julho: A Festa é História / Socorro Targino Martinez.Ilustração de Mercelo Jatobá.Salvador:
Selo editorial da Fundaçao Gregorio de Mattos ,2000,160 p.ilust.
Disponivel:http://www.premioreportagem.org.br
Acessado:20 de agosto de 2011.

A história do bairro de São Caetano, influência até hoje a vida dos moradores, investigar algo que faz parte da nossa vida é significante , pois revela algo que nós marca. Reconhecer nossas origens é fundamental para nossa formação de educador.Parabéns Julio seu blog ficou muito bom.
ResponderExcluirGostei do blog. Otimo resgate da cultura solterapolitana que é esquecida pela mídia. Boa Iniciativa!!!
ResponderExcluirParabéns!
Julio muito bom conhecer a história do seu bairro. História muito rica, interessante.
ResponderExcluirparabéns!